PROJETO DE PRÁTICA
PLANO DE AULA
DIVERSIDADE CULTURAL
BRASILEIRA
PLANO
DE AULA
TEMA:
Diversidade
Cultural Brasileira
DURAÇÃO
DA ATIVIDADE: 4 aulas
PÚBLICO
ALVO: Ensino Fundamental e Médio.
CONTEÚDOS:
Identidade
e Diversidade Cultural, Linguagem Oral e Escrita.
JUSTIFICATIVA
O
que se pode observar atualmente é que a maioria dos educandos não tem nenhum
conhecimento de nossos antepassados, sendo assim eles não possuem conhecimentos
de tudo aquilo que eles possuem hoje, como sua cultura, danças, costumes,
músicas, etc. Pensando nisto, sugiro aprofundar o conhecimento dos alunos,
dando uma maior compreensão e valorização da nossa tão bela cultura
diversificada brasileira.
OBJETIVO
GERAL
Notar
a diversidade de raças existentes no Brasil. Reconhecerem e valorizarem a diversidade humana, partindo de
um processo de conhecimento e respeito de nossas identidades culturais, com a
intenção de desempenhar e provocar atitudes individuais e em grupo contra o
preconceito e a favor do respeito às diferenças.
OBJETIVOS
ESPECIFICOS
- Ampliar a cultura;
- Respeitar as diferenças;
- Conhecer sua própria historia;
- Identificar os diversos tipos de
musicas, danças, culinárias, etc.
METODOLOGIA
Na
primeira etapa o professor prepara a turma para escutar a música Inclassificáveis do cantor Arnaldo Antunes. Logo após escutar a música o professor propõe aos alunos
a debater sobre a música, procurando saber se a turma conseguiu entender
a mensagem da música, sobre não preconceito, sobre que apesar de termos cores
diferentes, somos iguais por sermos todos humanos, e que mesmo tendo cores
diferentes podemos ter culturas iguais.
Na
segunda etapa o professor propõe aos alunos a se dividirem em grupo para
fazerem pesquisas mais aprofundadas das culturas diversificadas brasileiras.
Cada grupo fica com culturas diferentes e tem como meta pesquisarem sobre
pinturas, religiões, danças, músicas e etc. Cada grupo dará sua explicação
diante da turma explicando sobre o que foi deixado pelos nossos antepassados e que
usamos ainda hoje.
RECURSOS
DIDÁTICOS
- Aparelho de som
AVALIAÇÃO
A avaliação de cada aluno será feito através de seu interesse,
participação e colaboração na atividade proposta. Também os conhecimentos
adquiridos no decorrer da aula e do trabalho e como eles passaram assimilar a
construção de seus conhecimentos.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
http://educasppela-paz.blogspot.com.br/2012/09/plano-de-aula-diversidade-cultural.html:
acesso em 06/05/2014
http://plano-de-aula.blogspot.com.br/2012/11/historia-e-cultura-afro-no-ensino.html:
acesso em 06/05/2014
http://www.geledes.org.br/areas-de-atuacao/educacao/planos-de-aula/4179-diversidade-cultural-da-sociedade-brasileira:
acesso em 07/05/2014
Ótimoo
ResponderExcluirEstou fazendo um seminário pra faculdade e o meu são três planos de aula ,estava com muitas dúvidas mas agora esclareceu bastante
ResponderExcluir